Muita coisa interessante vem surgindo no mundo da computação "mundana", recentemente. Coisas que, na faculdade, só ouvia falar como pesquisas avançadas hoje estão no dia-a-dia das pessoas.
Uma das funcionalidades interessantes de meu Motorola Droid é o MotoID, programa que "escuta a música" e identifica qual é. Interessante aplicação de análise de espectro... isso me lembra minhas aulas de identificação, estimação e processos estocásticos com meu orientador, José Manoel.
Da mesma forma, estão surgindo as ferramentas de reconhecimento de imagens por similaridade. Existem algumas como o Similar Images do Google, Tiltomo e Bing que ainda são baseadas nos atributos informados sobre a imagem, mas as mais interessantes são aquelas que realizam a análise da imagem.
Então, há algum tempo recebi a imagem de um logo anexado a um e-mail e fiquei curioso de saber de onde tinha saído. Mexi na internet e achei o TinEye, uma excelente ferramenta de busca reversa de imagens. O funcionamento é bastante simples: você faz o upload da imagem (ou mesmo parte de uma imagem), a ferramenta faz a análise e vasculha a web buscando aquela imagem em particular.
Outra da mesma família é a Byo Image Search, que não tem uma base tão extensa quanto o TinEye e funciona principalmente pela distribuição de cores da imagem.
De qualquer forma, vale a pena dar uma avaliada em todas elas.
A era de reconhecimento de imagem, voz e sons está muito mais próxima do que imaginamos.
Um comentário:
E para aqueles que possuem um android, o google googles é bastante interessante também!!
E se seguir a tendência, quer dizer que daqui alguns anos a computação quântica vai estar popularizada? :)
Postar um comentário