quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Crianças, Escolas e Segurança da Informação


Comecem vendo este link: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2014/06/03/11-fotos-que-os-pais-nao-devem-publicar-nas-redes-sociais/ .

No entanto, a coisa é mais séria. Além dos pais, as escolas e outras organizações como lojas, bancos, consultórios, concessionárias de veículos e quaisquer outras que guardem nossos dados e dados de nossos filhos precisam começar a ser responsabilizadas.

Vou contar UM CASO REAL: Há alguns meses durante uma ventania em São Paulo algumas folhas voaram de uma lixeira e se espalharam pelo chão. Como eu estava caminhando sem pressa, recolhi algumas das folhas, as que não estavam muito longe, e fui jogá-las na próxima lixeira. No caminho, dei uma olhada e reparei que eram folhas com notas de alunos de sexto ano de um renomado colégio de primeiro e segundo graus da cidade de São Paulo, Lá estavam o nome da escola, a disciplina, nome da professora, número de matrícula, nome de cada um dos alunos. Guardei uma das folhas para fazer um pequeno experimento. Quando tive tempo, fui ao Facebook e utilizando o nome - ou partes dos nomes - dos alunos comecei a procurar os perfis. Encontrei quase todos. Fotos, links para os perfis dos pais, fotos de amigos, vínculos de amizade, fotos na frente da casa, no carro do pai, números de telefone (divulgando whatsapp para os colegas) e 3 deles estavam em um evento público em um shopping. Na data do evento, um pouco atrasado, fui verificar o Facebook de um deles e havia o check-in no dito shopping. Bem, para quem tem habilidade de exercitar o "modus cogitatum"de quem está do "lado negro da força", não é difícil imaginar o tipo de maldade que pode se fazer.

É fundamental que os pais monitorem a exposição dos filhos nas redes sociais, monitorem os círculos de amizades e controlem os recursos de "marcação de fotos", especialmente no Brasil. Ainda, além de um maior cuidado familiar, é importante que no Brasil comecemos a pensar seriamente nas responsabilidades das organizações com os nossos dados. Em outros países existem normas rigorosas sobre a privacidade, tais como a FERPA, e a denúncia destas folhas perdidas certamente determinaria uma multa àquele colégio.

Nenhum comentário: