quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Browser da Google quebra paradigmas : Boas vindas ao Google Chrome

Continuo de olho em tudo que a Google anda fazendo. Como sempre defendo, se existe alguma empresa que pode no futuro (próximo ou remoto) quebrar a hegemonia da Microsoft, esta é a Google. Isso por que a Google tem o olhar na usabilidade que fez tanto sucesso à Microsoft, a preocupação com a arquitetura das aplicações que deu tanta credibilidade à Sun e a diversas distribuições de Linux e um espírito inovador que não perde em nada para a Apple.

Bem, enquanto não vem o sistema operacional da Google (o que não deve demorar), vamos desfrutrando as aplicações que pelo jeito vão substituir muito do Office e outras aplicações da Microsoft. Agora é a vez do browser.

Sou usuário do Firefox há muito tempo e agora já estou experimentando o Chrome. Para seu lançamento, a Google lançou uma estória em quadrinhos que conta muito da arquitetura do novo navegador e quem gosta de TI vai gostar do que irá ler.

Dentre as características mais interessantes que tomei conhecimento estão:
  • Browser multi-processo: Cada aba é um processo. Portanto, se um javascript travar, basta remover aquela pasta;
  • A rendering engine é a Webkit, que é de código-aberto e tem suas raízes lá no Linux/KDE.
  • Os javascripts vão rodar numa virtual-machine de alto desempenho que também está sendo projetada do zero.
  • Uma estrutura de segurança bastante inteligente e particular, que trata cada tab individualmente. Aliás, as tabs são os objetos-foco do Chrome.
Vale a pena fazer o download e ler um pouco sobre o assunto.

E, como sempre, fiquem de olho na Google!

Um comentário:

Max Dias disse...

Sem dúvida o navegador é muito bom!!!