quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Afinal de contas o que é TI?

Uma dúvida recorrente no meio acadêmico e profissional ligado à computação e sistemas de informação é o escopo real de TI. Quando falamos de TI estamos falando de sistemas ou de hardware? Infra-estrutura está no escopo ou "é" o escopo? Desenvolvimento de sistemas faz parte de TI? Engenharia de Software faz parte de TI?

Bem, existe uma definição oficial do tema. Segundo a Information Technology Association of America (ITAA), TI é "o estudo, projeto, desenvolvimento, implementação, suporte e gerenciamento de sistemas de informação baseado em computador, particularmente aplicações de software e hardware de computador".

Assim sendo, qualquer atividade que esteja focada na produção de sistemas ou na infra-estrutura que os suporte, desde o planejamento até a manutenção da produção, está no escopo de TI.

Então se você desenvolve, é consultor de metodologias, engenheiro de software, administrador de sistema, DBA, administrador de storage, analista de qualidade de sistemas, analista de teste, especialista de comunicação... enfim, qualquer papel exercido que contribua de forma direta para o desenvolvimento e manutenção da produção de sistemas de informação baseados em computador está no escopo de TI.

Nenhum comentário: