quarta-feira, 13 de maio de 2009

Google melhora (de novo) com novas opções de busca

O Google andou melhorando novamente sua engine de busca, apresentando agora mais informações relacionadas ao resultado, mais opções para o refinamento e para melhorar a visualização dos resultados associados a uma pesquisa. A notícia saiu ontem no blog do Google e não sei se estava no ar há algum tempo.

Para experimentar, usei a pesquisa abaixo:
http://www.google.com/search?hl=en&q=cryptographic+key+management

A primeira coisa que percebemos é a disponibilidade de exibir e esconder as opções de refinamento e visualização (logo à esquerda - Show Options e Hide Options)


Dentre as opções disponíveis, duas das que achei mais interessantes são a possibilidade de visualizar em uma estrutura hierárquica as pesquisas relacionadas e a quantidade de resultados no tempo.

No caso da visualização hierárquica, que eles chamam de "Wonder Wheel" (conforme figura abaixo), são apresentadas temas fortemente relacionados e a cada clique nas opções vamos navegando nas estruturas e refinando o foco da pesquisa.

Nos resultados no tempo, o Google apresenta uma distribuição dos resultados no tempo, mostrando em que momento do tempo o assunto se tornou mais relevante à medida em que mais artigos foram publicados. Obviamente que resultados anteriores à época da internet referem-se a textos que foram processados para extrair o seu contexto temporal.

Mais uma vez, clicando nos "clusters" de períodos de tempo, conseguimos novos refinamentos, conseguindo chegar no detalhe do mês do ano ao qual as informações estão relacionadas (não tentei chegar no detalhe de semana ou dia, ainda não sei se é possível).


A pesquisa está contextualizada, o que permite à engine perceber que o tema "restaurante" pode requerer um refinamento por cidade e, assim, a engine apresenta automaticamente a opção.

Está claro que o Google está se tornando muito mais que uma ferramenta de busca, caminhando claramente para um modelo de mineração de dados onde já inclui todos os recursos da Web2.0 e incluindo funcionalidades interessantes como a navegação hiperbólica.

Só tenho mais motivos para confirmá-la como a melhor engine de navegação.

Nenhum comentário: